Meus amigos, um grande olá!

A Prefeitura de Campinas liberou a reabertura de estabelecimentos responsáveis por atividades culturais, a partir de sexta-feira (4). Assim, locais como cinemas e teatros poderão reabrir as portas.

Continue a leitura e confira como vai funcionar a volta das atividades neste final de semana, além de se preparar para curtir com consciência.

A decisão

A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial de quinta-feira (3), o decreto com as normas para a reabertura das atividades culturais. A partir de sexta, dia 4 de setembro esses eventos poderão voltar a acontecer na nossa cidade, com algumas restrições.

O decreto autoriza atividades como cinemas, teatros, centros culturais, bibliotecas, galerias e museus. Eventos e convenções também estão permitidos. Porém, tudo poderá funcionar com a restrição de horário limitado a oito horas por dia. Fora que a ocupação máxima deverá ser de 40% da capacidade dos espaços.

Além disso, os centros culturais podem abrir desde que tenham o controle de acesso aos recintos, com agendamento de horas, e assentos marcados. Os buffets adultos também estão autorizados a reabrir.

Em todos os casos será exigido o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro para cada pessoa em filas e assentos. Shows e eventos com públicos em pé continuam proibidos.

Campinas e o Plano SP

Assim como o comércio, os estabelecimentos de atividades culturais só podem abrir após emitir o Certificado de Estabelecimento Responsável. É o Certificado disponibilizado pela Prefeitura de Campinas. Ele tem como objetivo orientar os donos dos estabelecimentos sobre as regras de higiene durante a flexibilização da quarentena. Clique aqui e verifique o passo a passo para obter o certificado. 

A abertura dos eventos culturais acontece porque Campinas está na fase amarela do Plano São Paulo há quatro semanas. Assim, segundo as regras estipulados pelo Governo de SP, fica liberado a abertura desses estabelecimentos.

Quais são as regras para reabrir?

Segundo o decreto publicado na quinta-feira (3), as condições para os cinemas, teatros e demais estabelecimentos culturais reabrirem, são:

Fica autorizada, a partir de 04 de setembro de 2020, as atividades culturais tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos, e a realização de eventos e convenções, observados os seguintes requisitos: 

→ Horário de funcionamento limitado a 8:00 (oito) horas diárias; 

→ A ocupação máxima seja limitada a 40% (quarenta por cento) da capacidade do local; 

→ Seja realizado o controle de acesso;

 → Agendamento de hora e assentos marcados;

 → Ocupação dos assentos e disposição de fi las respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio).  

→ Fica proibida a realização de projeções, shows, eventos e espetáculos com público em pé. 

 → Os ingressos de eventos culturais poderão ser comercializados em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento. 

→ Deverão ser adotados os protocolos geral e setorial específicos do Governo do Estado disponíveis no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp, bem como do Município, disponíveis na página https://covid-19.campinas.sp.gov.br/

→ A autorização da atividade e a capacidade de atendimento previstas neste artigo, poderão ser revistas conforme condições estabelecidas no Plano São Paulo.” (NR)

→ Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Covid-19 em Campinas

Mesmo com o retorno das atividades culturais, ainda é preciso manter todos os cuidados contra o contágio do vírus. Isso porque, segundo dados divulgados hoje, dia 4 de setembro, Campinas contabiliza até o momento 1.059 óbitos, e 28.983 pacientes infectados.

As informações foram publicadas pelas Prefeitura de Campinas. Entre as vítimas confirmadas hoje, quatro são homens e duas são mulheres, sendo que todos apresentavam doenças prévias. A Saúde ainda investiga outros 18 óbitos suspeitos, e tem outros 593 exames aguardando o resultado.

Ainda segundo a Saúde, entre os casos confirmados na cidade, 321 pacientes permanecem internados nos hospitais, 27.210 já se recuperaram e 393 estão em isolamento domiciliar.  

Conclusão

Meus amigos e amigas, as atividades culturais voltaram, mas isso não significa que superamos a pandemia de Covid-19. Sem dúvidas, o vírus continua tão letal quanto antes e não podemos abaixar a guarda agora. Pelo contrário, para que possamos cada vez mais voltar ao normal, é preciso manter todas as medidas contra a transmissão do novo coronavírus.

Por isso, se você for ao cinema, ou participar de outras atividades culturais, mantenha a distância de 1,5 metro, use máscara o tempo inteiro e lave as mãos. Para mais informações sobre Campinas e região, me siga nas redes sociais, Facebook e Instagram. Toda semana eu trago notícias e dicas para melhorar a vida da nossa comunidade.