Bem-vindos, meus queridos amigos!

Soube que, recentemente, a conta da Sanasa de muitos moradores da nossa cidade tem apresentado valores referentes aos meses anteriores. Isso assustou muita gente que, em meio a crise causada pela pandemia, já está passando por dificuldades financeiras.

Sua conta chegou com valores estranhos? Pois, então, mantenha a calma, porque há explicação para tudo isso. E, ainda, se esse valor não estiver correto, existe solução: você pode pedir revisão da conta e ter o valor original restituído.

Confira abaixo o que fazer para solicitar essa correção:

Medida de contenção

O valor referente a meses anteriores acontece, pois, na verdade, desde março deste ano, a Sanasa, empresa responsável pelo tratamento e distribuição da água em Campinas, passou a aplicar o valor médio de 2019 nas contas de água. O objetivo da medida é conter os avanços da pandemia e da crise causadas pela Covid-19.

Logo, a cobrança compara os valores gastos nos mesmos meses de 2019, para que as pessoas possam ficar em isolamento social e seguir as medidas de contenção do novo coronavírus. Assim, o valor da tarifa de julho de 2020, por exemplo, deve ser igual ao de julho de 2019.

Portanto, os moradores não precisaram sair para pagar, neste momento, por um preço mais caro pelo consumo. No entanto, a autarquia fará a cobrança da conta de água original, no futuro, em até 36 parcelas.

Desse modo, o parcelamento só deve começar quando as leituras forem retomadas, ou seja, assim que a quarentena acabar. A empresa fará a leitura, verificará o valor total que seria cobrado, descontará o que já foi pago durante a quarentena e a sobra será parcelada.

Consumo maior

O consumo de água em Campinas (SP) está maior na maioria das residências por causa da quarentena que fez todo mundo ter que ficar dentro de casa. Entretanto, com a medida de contenção, não é isso que mostram as cobranças das contas de água.

Portanto, muitos consumidores temem o momento em que a Sanasa, responsável pelo abastecimento de água, vai cobrar o valor excedente do que foi consumido durante a quarentena.

Cobrança alterada

Os moradores que perceberem uma cobrança maior do que o praticado em 2019, podem pedir a revisão da conta de água à Sanasa. Por isso, meus amigos, fiquem de olho nas suas faturas e certifique-se que isso não está acontecendo com você.

A leitura dos registros foi interrompida por conta da pandemia, e quem acredita estar consumindo mais do que o que está sendo cobrado, terá que esperar a retomada da leitura para saber o quanto terá que pagar.

Como pedir revisão?

Os consumidores que quiserem pedir revisão das contas de água devem enviar a solicitação para o e-mail: faleconosco@sanasa.com.br. No site da Sanasa, há um formulário para fazer reclamações e o pedido de revisão.

A empresa também oferece o atendimento presencial, caso necessário.

Conclusão

Meus amigos, não hesitem em entrar em contato com a Sanasa, caso percebam um valor discrepante na conta de água.

E para aconselhamento jurídico, entre em contato com o nosso escritório de advocacia. Lembre-se que seu amigo Veiga está sempre disposto a ajudar!

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Um grande abraço, e até logo, meus amigos!