Compre com consciência e não caia numa “Black Fraude”

15/11, 19 | Campinas, Dicas para o Consumidor, Dicas para o Trabalhador | 0 Comentários

A Black Friday 2019 está chegando e a data (29 de novembro) está sendo aguardada por milhões de pessoas no mundo inteiro. O que todos mais desejam é comprar produtos que sempre sonharam por preços mais baixos. Sem dúvida, trata-se de uma excelente oportunidade para garantir produtos com descontos expressivos. Mas, é necessário ter muita atenção na hora de realizar as compras, especialmente pela internet, onde há uma variedade imensa de sites e produtos disponíveis. Depois da data, é muito comum ouvirmos queixas de consumidores enganados ou insatisfeitos, por não receberem os produtos pelos quais pagaram, terem caído em propagandas enganosas, acreditado em descontos falsos e até mesmo por descobrir a inexistência de lojas onde compraram.

Por isso, algumas recomendações são essenciais para que você não caía numa “Black Fraude”. O primeiro passo é o consumidor decidir, antes da data, os produtos que pretende comprar e pesquisar todas as informações sobre esses itens; acompanhar as variações de preços nas lojas. Assim, durante a Black Friday, fica fácil saber o que está realmente com desconto relevante. Outra coisa é verificar se a loja é de confiança, para isso, é uma dica é verificar o nome da empresa em sites de reclamações ou até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

O planejamento é a palavra-chave para aproveitar bem a Black Friday. Agir por impulso não é recomendável. Mesmo com descontos expressivos, é importante pensar se o produto realmente atende às necessidades do momento.

Pagamento e entrega

Escolher a melhor forma de pagamento é fundamental e o consumidor deve levar em conta que, em razão dos descontos, os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados. Caso opte pelo crédito, mesmo com os juros, pode ser que valha a pena para que a compra não pese no orçamento, principalmente quando se trata de um produto com valor mais alto.

E fique atento ao prazo de entrega, principalmente se pretende antecipar as suas compras de Natal. Na Black Friday é muito comum que os prazos sejam maiores e podem passar de 30 dias. É primordial também ficar atento ao valor do frete, que geralmente não está incluso na oferta. Dependendo do valor, pode ser que o desconto não compense por conta do frete para a sua região.

Mesmo com a compra fechada, vale lembrar que a lei permite que, em caso de arrependimento, o consumidor tem o prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto, para devolvê-lo. Nesse caso, o arrependimento não precisa estar relacionado ao funcionamento do produto. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete.