Saudações, meus amigos!

A notícia de hoje é sobre a decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de não interromper os pagamentos de benefícios por pendência na prova de vida.

Portanto, meus amigos, agora fica muito mais fácil para quem já contribuiu ao longo da vida receber sua aposentadoria. Essa é uma medida que ajudará a manter a saúde daqueles que estão há mais tempo em nossa comunidade, visto o contexto atual de pandemia.

Continue a leitura e, através do seu amigo Veiga, descubra tudo sobre a decisão:

Suspensão da prova de vida

Foi divulgado por meio da Portaria 373/2020, a notícia de que os beneficiários do INSS não sofrerão com a interrupção nos pagamentos, caso não tenham realizado a prova de vida nos últimos meses. Assim, a decisão é válida para 4 meses, com prazo a partir de março.

A suspensão do procedimento que sempre havia sido feito anualmente, faz parte das medidas estabelecidas pelo órgão na luta contra a pandemia do novo coronavírus. O objetivo, portanto, é reduzir o risco de contágio entre cidadãos e proteger os mais velhos, grupo de risco da doença.

Nova alternativa

Anteriormente, em tempos de normalidade, a prova de vida era feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Agora, com a nova medida o procedimento passará a ser realizado por meio de agendamento em domicílio. A decisão vale tanto para os residentes no Brasil, como para quem mora no Exterior.

Outras exigências suspensas

Em abril, outras exigências também foram suspensas para que a população seguisse o isolamento social. Entre elas está a necessidade de apresentação de declaração de cárcere, de CPF, da execução do programa de Reabilitação Profissional, entre outras rotinas habituais que exigiam a presença física da pessoa.

O prazo da suspensão é de 4 meses, mas é importante lembrar que as medidas decorrentes do estado de emergência pública, como é o caso, podem ser prorrogadas enquanto perdurar a pandemia.

Acesso sem sair de casa

O INSS reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS por meio do site http://gov.br/meuinss ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h.

Quem recebe benefício deve buscar atendimento presencial somente se for imprescindível, como, por exemplo, em caso de perícia médica.

Décimo terceiro salário

Outro comunicado importante é sobre a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS. Ela começou em abril e acontece também em maio e junho, com a segunda parcela. No ano passado, a primeira e a segunda parcela foram pagas em setembro e novembro.

Assim como a medida anterior, essa decisão também tem como objetivo estancar as consequências da pandemia de Covid-19. Dessa vez, o intuito é ajudar a população a enfrentar a crise econômica causada pelo coronavírus.

Conclusão

Aos poucos e com uma ajudinha vamos nos recuperando desta crise. Com otimismo e pensamentos positivos, venceremos as adversidades do momento. E você, meu amigo, pode contar sempre comigo para receber notícias e sugestões úteis para a nossa comunidade.

Gostou da ideia? Então me siga também nas redes sociais, Facebook e Instagram, e não perca nada!

Um grande abraço e até logo, meus amigos!